Aplicando Flipped Classroom



      A Sala de Aula Invertida vem trazendo novas possibilidades para o uso de tecnologia nas salas de aulas. O uso de vídeos é só mais um recurso que podemos utilizar nas práticas pedagógicas. Mas antes de utilizarmos qualquer tipo de ferramentas precisamos fazer as algumas perguntas, que o próprio Jonathan Bergmann lista: 

- O que você vai inverter? (A lição, uma unidade/ capítulo, um assunto, ou a classe) 

Quem vai fazer os vídeos? (Irá criar, pegar pronto, ou uma combinação) 

Supondo que você irá criar os vídeos, qual o software que vai usar para fazer seus vídeos? 

- Depois de criado o seu vídeo, onde vai colocá-lo para que seus alunos tenham acesso? (Num blog, enviar por email, disponibilizar num sistema de gestão como o Moodle e entre outros) 

- Como você vai verificar se seus alunos estão interagindo com o material disponível online? 

- Como você vai comunicar com seus alunos para acessarem o conteúdo invertido? 

- Como você vai ensinar seus alunos a assistir o conteúdo em vídeo para a compreensão? 

- Como você vai comunicar com seus alunos sobre a Sala de Aula Invertida vai mudar a experiência na escola? 

- Como você vai se comunicar com os pais de seus alunos sobre a Sala de Aula Invertida que será uma experiência diferente para seus filhos? 

- Como você vai organizar o tempo de aula, agora que você tem o tempo extra? Está é talvez a pergunta mais importante: O que você vai fazer com o seu tempo de aula? Esta questão depende do que você ensina, qual p nível que você ensina e em sua própria filosofia educacional individual. 

    Além dessas questões, precisa conhecer bem seus alunos. Hoje como sabemos as crianças não consegue ficar prestando atenção por muito tempo, por isso aconselho, pra quem está pensando em fazer os vídeos, fazer pequenas vídeo-aulas com duração de até 5 minutos e com o tempo e da necessidade pode ir aumentando o tempo até no máximo 15 minutos tempo suficiente que o aluno consiga ficar atento as informações. 


     Para ajudar, o professor Bergmann trás também uma lista de ferramentas que gravam vídeos da tela do computador mais o áudio. 


Ferramentas para computador:

Web based Screencast O Magic (grátis) - http://www.screencast-o-matic.com/
- Jing (grátis) - http://www.techsmith.com/jing.html
- Educreations (grátis) - http://www.educreations.com/
- Snagit (US $ 50) - https://store.techsmith.com/order/snagit.asp
- Camtasia Studio ($ 299) - https://store.techsmith.com/order/camtasiastudio.asp


Acrescento estes softwares para fazer vídeos com animações:

- Wideo (grátis) - http://www.wideo.co/
- Powtoon (grátis) - http://www.powtoon.com/account/login/?next=/my-powtoons/
- Muvizu (versão gratuita e paga) - http://www.muvizu.com/Get-Muvizu#full


   Claro que a Sala de Aula Invertida pode ser utilizada com outras ferramentas, como jogos educacionais, filmes, formulários, entre outros. Todo esse processo tem que ser planejado de maneira que possibilite que o aluno seja autor de sua própria aprendizagem e o professor o mediador do processo.


Referências:

Bergmann, J. Ten Questions You Should Ask Before You Flip Your Classroom. Disponível em:http://goo.gl/RbOIxN. Acessado em: Nov/2013.


Bergmann, J. So you want to flip your class
Disponível em: http://goo.gl/VWh4hP. Acessado em: Nov/2013.

Sams, A; Bergmann, J.Flip Your Students' Learning. Disponível em: http://goo.gl/pb3PBS Acessado em: Nov/2013.

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