Microsoft Equation 3.0, LaTeX, GMath: Produzindo Textos Matemáticos!


Ao longo das conversas que tenho realizado com profissionais que trabalham em escolas, muitos acreditam que devemos oferecer diversidades de opções para os alunos. Quanto mais possibilidades melhor. Concordo com eles e por este motivo vou falar de um aplicativo da Microsoft - sei que muitas escolas utilizam recursos gratuitos ou online e pretendo atender a todos.
(Esses dias li que o educador desses novos tempos, tem q usar aplicativo grátis... Nem vou entrar nessa discussão).
A questão que despertou este post foi um recurso que eu nunca havia utilizado, e fiquei pensando "Quem nunca se deparou com a incrível tarefa de escrever raiz quadrada de um número no editor de texto, seja ele qual for, ou escrever uma fração e fica utilizando linhas, figuras, underline e quando vai formatar ou “dar um enter”, acaba com todo o trabalho?"
Se você é como eu e não conhecia o Microsoft Equation 3.0, seja bem vindo. Parece brincadeira, mas eu nunca tinha ouvido sequer falar dele. Já tinha visto o botão de equação, mas nunca fiquei tentado a clicar.
Minutos antes de uma aula de matemática do 6º Ano, a professora*** falou que iria usar o Equation e eu logo perguntei onde tinha instalado...  Ela me olhou e disse: - Dentro do Word!
Corri, Pesquisei na internet e encontrei alguns vídeos e algumas pessoas perguntando sobre o assunto. E como este blog se propõe a aprender com tecnologia, vamos aprendendo mais uma hoje. Talvez tenham professores de matemática que utilizem este recurso há uns 10 anos... haahhaha.
Brincadeiras a parte, este recurso é como um app dentro do Word, onde você acessa, edita e ele gera informações dentro do programa.
Para acessá-lo, basta abrir o Microsoft Word, clique na aba INSERIR, depois no canto direito, clique no botão OBJETO.
Vai abrir uma janela, procure na lista por Microsoft Equation 3.0, clique nele e vai abrir uma nova janela, conforme imagem abaixo:

A quantidade de opções parece sem fim. Você clica e o botão se transforma em um menu. Basta escolher o tipo de equação que você precisa e produzir tudo que você precisar!!

Basta preencher os espaço pontilhados, clicar fora da caixinha e pronto, sua equação está pronta!



Ah… e para quem não tem Microsoft Word? O Google tem a mesma função, basta clicar em Inserir > Equação. Pronto!

O Google ainda tem o complemento GMath, para aqueles professores que querem criar equações mais complexas, que estão acostumados ou não com o sistema LaTeX.
Espero ter ajudado a quem não conhecia! E você, já conhecia algum deles ? Conhece mais algum super recurso de algum outro software?
*** Créditos da Aula utilizando este recurso para a Professora Luciana Moura

Fonte da Imagem: http://img.ibxk.com.br//2013/3/megacurioso/super-imagem/superimagem-megacurioso-283881458005804175_mega.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Aula Invertida + Big Data: Uma ideia de como usar!

Na sua ESCOLA tem T.I. ou T.E. ?