Na sua ESCOLA tem T.I. ou T.E. ?


No dia-a-dia é comum as pessoas chamarem o “pessoal da informática” para resolver problemas no computador. Alguns até entendem que eles são a equipe de Tecnologia da Informação (que é comum ser chamada de T.I.), mas muitas vezes não se sabe o que essas pessoas realmente fazem.
É muito comum equipes de TI em pequenas, médias ou grandes empresas. Mas será que existe espaço para esses profissionais dentro da escola?
Hoje, as novas demandas da educação necessitam da presença desses profissionais dentro do ambiente escolar, porém, seria necessário entender as divisões ou setores que ele se subdivide.
É comum ver os profissionais de T.I., instalando software, fazendo o sistema de cadastramento, pesquisando programas que as pessoas pedem, organizando o cabeamento, arrumando impressora… E quando a demanda extrapola. esta parte mais técnica e entra no pedagógico, o que fazer?
Para pensar qual é o espaço de cada um, proponho aqui uma possível divisão de funções de alguns desses novos (ou não tão novos assim) personagens dentro da escola – do meu ponto de vista!
Equipe de Tecnologia da Informação ou T.I. (Mundo Perfeito)
Infraestrutura: Responsável por deixar o laboratório de informática funcionando (Ou como eu costumo dizer, Espaço de Aprendizagem). Instalam os programas, atualizam o sistema operaciona, resolvem a parte física do problema. Estão disponíveis para configurar o computador ou a internet para que professores e alunos possam utilizar.  Podem ajudar a configurar e-mails, roteadores, conexões sem fio ou com fio, impressoras, scanner e outros equipamentos.
Se não tiverem o conhecimento para consertar determinados equipamentos, podem terceirizar este tipo de serviço, fazendo a mediação para manter o laboratório e as salas de aula sempre em funcionamento.
Em algumas instituições existem pessoas responsáveis por montar data-show, equipamento de som e em outras a própria equipe de infraestrutura também é responsável por esta função.
Desenvolvedores: Essa equipe não precisa estar disponível o tempo todo dentro da escola. São responsáveis por programar os sistemas, desde um simples sistema de cadastramento de novos alunos até sistemas empréstimo de livros ou qualquer outro tipo de sistema que a escola acredite ser necessário.
Equipe de Tecnologia Educacional ou T.E.
É uma equipe que trabalha diretamente com os professores. Essas pessoas devem fazer a ponte entre a equipe de T.I. e a equipe docente.
Um método interessante utilizado por algumas pessoas dessa equipe é que, ao professor solicitar o auxílio na elaboração de uma aula mais interativa ou mais tecnológica, o profissional de T.E. passar a acompanhar as aulas daquele professor no dia a dia. Deste modo ele pode se inteirar dos conteúdos ministrados pelo professor e verificar qual é a melhor proposta para se adequar aos planejamentos de cada série/ano/grupo de alunos.
Em sala de aula é mais fácil verificar como é a familiaridade do aluno com a tecnologia mesmo sem estar em frente a um computador. É possível verificar como ele lida com outros equipamentos eletrônicos, smartphones, video-games (comentários).
Ao mesmo tempo esse profissional pode e deve propor softwares, sites, apps, atividades e outros recursos interessantes ao ambiente escolar fomentando o uso de tecnologia dentro da sala de aula. Outra atribuição deste profissional é propor oficinas direcionadas para professores e alunos criando espaços de vivências tecnológicas ou técnico-pedagógicas, fomentando que ambientes de colaboração e troca de conhecimentos sejam cada vez mais frequentes.
Se for responsável pelo funcionamento do laboratório de informática, devem organizar os horários de uso da sala, verificar as demandas referentes a softwares, auxiliando os professores ao longo das aulas.
As possibilidades de uso de tecnologia estão cada vez mais diversificadas.
E você pensa em algum formato diferente de organização do trabalho daquela chamada equipe de informática que fica dentro da escola? Comente, contribua.
Não faz ideia por onde começar?
Vamos até você (mesmo que seja por Hangout, telefone), basta mandar um e-mail com sua(s) dúvida(s)!!
Contato: aprendendocomtecnologia@gmail.com

Fonte Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Elearnroom.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Microsoft Equation 3.0, LaTeX, GMath: Produzindo Textos Matemáticos!

Sala de Aula Invertida + Big Data: Uma ideia de como usar!

Professor Moderno ou Conectado?