Flipped Mastery Model
Como vimos no post Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida), a inversão da sala de aula foi utilizada para ajudar os alunos que participavam de atividades esportivas e não conseguiam frequentar as aulas.
Com os anos eles foram aperfeiçoando a Sala de Aula Invertida até chegar na “Aprendizagem para o domínio” (Flipped Mastery Model), em que os alunos assistem aos vídeos até compreenderem o conteúdo para então conseguirem avançar e aprender a nova matéria, fazendo o processo de domínio e não a memorização.
Neste processo o aluno é autor de sua própria aprendizagem, ou seja, conseguirá assistir aos vídeos (pausar e rebobinar) quantas vezes quiser até conseguir dominar aquele conteúdo, adquirindo autonomia.
Em sala de aula o professor irá trabalhar aquilo que foi visto nas vídeo-aulas, pedindo aos alunos que tragam perguntas sobre o que entenderam e as dúvidas. O professor pode até trabalhar com projetos, já que a aula expositiva ficou como “lição de casa”.
O professor aqui é apenas um mediador do processo, facilitando a aprendizagem do aluno, ensinando e aprendendo com as novas formas de ensinar.
Neste modelo o aluno aprende no seu próprio ritmo, sem pressa, e o professor avalia a aprendizagem individualmente aluno-por-aluno, percebendo onde está a dificuldade e ajudando a tirar as dúvidas.
O Flipped Classromm vem para modificar as aulas expositivas e aproximar mais do cotidiano dos alunos.
Referências:
Sams, A; Bergmann, J. Flip Your Students' Learning.
Disponível em: http://goo.gl/pb3PBS Acessado em: Nov/2013.
Pereira, F. R. R. Flip the Classroom: Tornar o aluno no centro da aprendizagem, um desafio ou uma realidade?
Disponível em: http://goo.gl/6velXs Acessado em: Nov/2013.
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