Cultura Maker: Oficina de Gambiarra




      Não. A Cultura Maker, não é isso. Ou talvez não seja só isso,  mas muitas vezes vejo pessoas falando sobre "ser maker", "fazer maker", e um monte em gente com cara de interrogação em volta.
      Vou compartilhar aqui uma experiência que tive realizando esta atividade que chamei de Oficina de Gambiarra.

      A proposta da oficina era a seguinte, realizar uma atividade em grupo com os alunos onde pudéssemos utilizar as seguintes referencias:

  •         Cultura Maker - (MAIS)
  •        Manual do Mundo -(MAIS)

      Com uma proposta de trabalho em grupos, a aula ganhou força por unir alunos de diferentes anos (7o , 8o e 9o Anos do EFII), de acordo com interesses em comum.
E como fazer a aula acontecer?

      Após estudar inúmeras teorias, métodos, práticas e experiências pessoais, propus uma ideia de Metodologia Baseada em Desafios. O resultado foi incrível.

Os alunos:

  • - Trabalharam em grupo, sem a necessidade de intervenções relacionadas a comportamento.
  • - Desenvolveram a atividade proposta dentro do tempo estipulado.
  • - Dedicaram-se à atividade integralmente.
  • - Não tiveram problemas de relacionamento, mesmo sendo de salas diferentes.
  • - De acordo com as disponibilidades, ficavam além do tempo da aula.


      Contar todas as experiências seria muito interessante, mas limitaria a imaginação.

      Posso contar apenas que o primeiro desafio era fazer o lançamento de uma bolinha de ping-pong. Para isso tinham os seguintes materiais:

  • -       5 marshmallows (que poderia ter sido feitos com uma receita do Manual do Mundo. Não fizemos por conta do tempo.);
  • -       8 palitos de churrasco;
  • -       1 colher de plástico;
  • -       Fita durex;
  • -       1 elástico

     Quem conseguisse lançar mais longe, ganharia pontos, definidos pelos próprios grupos.
      Com os mesmo critérios, propus uma segunda categoria, com votação por grupos, onde seria avaliado o trabalho em grupos após minhas observações  sobre o desenvolvimento de cada grupo ao longo da atividade.

      No segunda oficina haviam alunos batendo na porta para participar.

      Essa foi uma ideia... e você? O que pensa sobre isso?


 Vamos hackear o mundo?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Aula Invertida + Big Data: Uma ideia de como usar!

Microsoft Equation 3.0, LaTeX, GMath: Produzindo Textos Matemáticos!

Na sua ESCOLA tem T.I. ou T.E. ?